terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prepare sua pele pra o verão!!!



O verão se aproxima, e a época de exposição aos raios solares se intensifica. Incluir alimentos fotoprotetores é uma forma de proteger a pele e prepará-la para que se mantenha bonita e saudável.
Incluir alimentos com propriedades antioxidantes como vitamina C, flavonóides, carotenóides, vitamina E, selênio, bem como a hidratação adequada protegem a pele contra os efeitos dos radicais livres que são produzidos naturalmente pelo organismo e intensificados pela exposição às radiações solares.
O fotoenvelhecimento refere-se especificamente aos efeitos à exposição crônica e aguda à radiação ultravioleta e se apresenta com alterações como rugas, ressecamento, manchas, flacidez e engrossamento da pele.
Estudos mostram que o consumo de determinados alimentos fontes de nutrientes antioxidantes em um determinado período mínimo (10 semanas) possam defender nossas células e neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres e assim protegê-las ou poupá-las por mais tempo.

Inclua diariamente vegetais e frutas de cores vermelho, laranja, amarelo. Cenoura, mamão, abobrinha, batata doce, beterraba, vegetais e frutas alaranjadas devem estar presentes nas refeições. Uma dieta rica em carotenóides, que inclui o licopeno presente no tomate (na forma de molho), na goiaba e nas frutas vermelhas, auxilia na prevenção muitas doenças ligadas à ação dos radicais livres, inclusive dos efeitos deletérios causados pela radiação solar.
Confira mais alguns alimentos fotoprotetores. Procure incluí-los na sua alimentação diária:
Laranja, kiwi, acerola = Vitamina C
Açaí, suco de uva integral = Flavonóides
Cenoura, moranga, manga, mamão = Beta-caroteno
Chá verde = Catequinas
Molho de tomate, goiaba, melancia = Licopeno
Espinafre = Clorofilina
Castanha do Para, frutos do mar = Selênio
Germe de trigo, óleos vegetais = Vitamina E
RECEITA SUGESTIVA

SUCO PARA BRONZEAMENTO

1 manga
1 cenoura pequena cozida
4 laranjas (suco)
½ polpa de açaí
4 castanhas do Pará
1 copo (250ml) de água.
Bater todos ingredientes. Rende 4 porções.
É importante lembrar que essa dieta fotoprotetora não substitui o uso de filtros solares. Jamais se exponha ao sol sem usar filtros solares adequados ao seu tipo de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário